Salve dudes! O papo de hoje tem tudo relacionado a nossa palestra lá na UCP. Mas se por ventura, você não foi ou então está conhecendo hoje o Papo, não fique preocupado. Tudo que falarei hoje é de fácil compreensão.
Os podcasts surgiram em janeiro de 2005 como uma ferramenta para que a Apple distribuísse conteúdo e entretenimento para iPods, já muito populares naquela época.
Podcast, para quem não sabe, são programas de áudio periódicos que podem ser baixados em computadores, tablets ou smartphones. É um fenômeno velho para os padrões digitais: a podosfera começou a ganhar força no país em 2005 como um espaço despretensioso e informal de circulação de ideias. Hoje, esse clima permanece, mas muitos podcasters viraram empresários, pessoas influentes e ídolos. É um nicho – e esse é um dos motivos do sucesso e da longevidade do formato – porque quase sempre são pessoas que resolvem falar de um assunto específico para um público específico que quer ouvir sobre aquilo. E ainda é informal porque jogos, música, cinema, quadrinhos etc. são tratados do jeito mais “conversa entre amigos” possível.
Hoje, no Brasil, temos mais de 600 podcasts. Alguns profissionais, outros feitos por hobbie e outros são o real ganha pão do podcaster. Nós nunca estivemos na crista da onda da Internet. Mas graças ao público fiel, crescente e empolgado que nós dos programas nos mantemos.
Números
Dados de um infográfico publicado pelo Marketing Podcasts apontam que o segmento está em franco crescimento. Os dados se referem aos Estados Unidos, é verdade. Mas, como na maioria dos hábitos envolvendo consumo de conteúdo, é de se esperar que o fenômeno alcance o mesmo resultado no Brasil também.
Eis as principais informações do infográfico.
- 1 em cada 3 americanos já ouviu um podcast.
- 15% dos americanos ouviram um podcast no mês passado.
- Existem hoje 250.000 podcasts no iTunes. Em 2010, eram 200.000
- Mais 1 bilhão de assinaturas a podcasts já foram registradas na Apple.
- 51% dos ouvintes acessam podcasts por dispositivos móveis. Lembre que 80% da população mundial tem um telefone celular e 35%, um smartphone.
- 54% dos ouvintes de podcasts são homens.
- Metade dos ouvintes de podcasts tem idade entre 12 e 34 anos.
- Além do iTunes, alternativas populares são usadas para podcasts, como SoundCloud, TuneIn, Stitcher e iHeartRadio.
- Nos EUA, as principais categorias de podcasts são notícias, política e esportes.
E foi por enxergar essa grande possibilidade que estamos aqui. Nós, os Dudes, trabalhamos todos os dias para ajudar o segmento, o movimento a crescer!!! Não temos a pretensão de virarmos webcelebridades, como o Youtubers ou o donos de pages no Facebook. Mas sim, conquistar mais público. Tornar cada vez mais a nossa galera fiel e construir um relacionamento duradouro. E é isso que nós queremos!
Nos vemos na próxima quarta-feira, fechado!? Se quiser mandar sugestões pro Dedey é só mandar e-mail para : andrey@thedudes.com.br